Unidade do CAT é inaugurada na Subprefeitura Freguesia/Brasilândia

Os moradores da região da Freguesia/Brasilândia, Zona Norte de SP, já contam com uma unidade do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, na região.

Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, dia 16, o 21º posto fixo do CAT e o sétimo na região Norte da cidade, na sede da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia. “Agradeço à Secretaria por ter contemplado nossa região com uma unidade fixa do CAT. Em uma de nossas tendas da Operação Zeladoria de Esforço Concentrado, que ficou 45 dias na Avenida Deputado Cantídio Sampaio, chegamos a atender 6 mil pessoas”, disse o subprefeito da Freguesia/Brasilândia.

O assessor especial da Semdet, acrescentou que a vinda de mais um CAT para a Zona Norte faz parte da consolidação das políticas públicas do prefeito para a inclusão social. Já a diretora da Regional Norte de Educação, falou sobre comprometimento desta gestão em ser justa e levar o melhor à população.

“O trabalhador desempregado não pode ficar à mercê da própria sorte. Um pai de família às vezes não tem o dinheiro da condução para ir até um CAT na cidade, e estamos levando a oportunidade a ele”, disse o secretário-adjunto da Semdet.

Um dos primeiros a ser atendido no CAT Brasilândia, antes mesmo da inauguração oficial, foi o ajudante geral, Fábio Luis de Paula, de 52 anos, morador na Brasilândia, que veio até a Subprefeitura para tentar uma vaga de trabalho. Saiu do CAT satisfeito por ter sido incluído no programa Zeladores de Praça. “Não tinha dinheiro para pegar condução até outro CAT, agora as coisas ficarão mais fáceis”.

A operadora de telemarketing, Viviane Leonel, de 27 anos, desempregada há um ano, recebeu o encaminhamento para uma vaga de trabalho em um supermercado na região. Ela, que mora na Cachoeirinha, achou excelente. “Espero estar empregada o mais breve possível e se for perto de casa, melhor ainda”, despediu-se satisfeita.

Trabalho e profissionalização

O gerente regional Norte do CAT, reafirmou que a descentralização CAT é a prioridade nesta gestão. “Além de facilitar o acesso, qualifica os desempregados para o trabalho. Nossa expectativa é realizar 200 atendimentos por dia no CAT Brasilândia”, afirmou.

Além de encaminhamentos à vagas de trabalho, o CAT oferece diversos serviços, entre eles, a emissão de Carteira Profissional; cursos de qualificação como o de Pizzaiolo e, um dos exemplos que tira-lhe sorriso do rosto é o – Desenvolvendo Talentos, oferecido as pessoas que desejam o retorno ao mercado de trabalho.

“É um programa para maiores de 16 anos e não tem limite de idade limite, pode ser aposentado”, explica. “O curso é oferecido uma vez por semana por psicólogos, durante 4 horas diárias, e a pessoa sai apta a enfrentar o mercado de trabalho, e o melhor: essa mesma equipe, enquanto está aplicando as posturas – fica em busca de trabalho para esse pessoal”, acrescenta.

SERVIÇO

CAT Brasilândia

End.: Av. João Marcelino Branco, 95,

Horário: das 08h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.

Sede da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia

Fonte: Prefeitura de São Paulo




Deixe seu comentário