A Subprefeitura Freguesia/bairro Brasilândia vem realizando desde dezembro do ano passado uma grande operação para retirar os pneus abandonados nas ruas, com a colaboração de moradores, borracharias e lojas de automóveis.
Somente de janeiro a outubro de 2011, foram recolhidos 170 mil pneus. Isso equivale há aproximadamente 570 toneladas de material. Também neste período, já saíram do nosso depósito 38 carretas, levando 4.500 pneus cada, o que soma, 15 mil toneladas por carreta.
Para a destinação correta dos pneus a Subprefeitura conta com a parceria da Associação Reciclanip, que recolhe os pneus armazenados e os recicla, transformando este material em vários outros produtos.
Cerca de 80% dos pneus reaproveitadas são para as indústrias de cimento. O restante (20%) é utilizado na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poli-esportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis.
Pneus abandonados sejam em casa ou nas ruas é um problema. Além de deixar a cidade feia e suja, a água acumulada nos pneus é o lugar perfeito para o desenvolvimento do mosquito da dengue e agrava o risco de alagamentos e enchentes. Outro problema é que a destinação incorreta ou mesmo a queima dos pneus causa danos ao meio-ambiente poluindo ainda mais o ar que respiramos.
Colabore não jogue seu pneu em qualquer lugar, se precisar armazenar em casa cubra ou fure os pneus para que eles não acumulem água. Ou levem até nosso ponto de recolhimento, localizado na Avenida Santa Marina, 2.187.
Fonte: Prefeitura de São Paulo