Nesta quarta-feira (7) o prefeito de São Paulo inaugurou na Brasilândia, Zona Norte de SP, seis equipamentos da rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo. No total, foram entregues três novos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e um Serviço de Proteção à Criança e ao Adolescente. A cerimônia aconteceu no CRAS Freguesia do Ó, equipamento que funciona em novas instalações.
“Ao longo dessa gestão estamos tendo uma grande transformação na qualidade dos nossos equipamentos, além da ampliação do número deles, o que nos permite ficar mais próximos da população carente, principalmente da periferia, e integrar o trabalho da secretaria de Assistência Social. É gratificante ver o número de CRAS que vamos deixar em São Paulo para atender àqueles que mais precisam”, disse o prefeito.
A cerimônia de inauguração dos equipamentos foi realizada no CRAS Freguesia do Ó, que recebeu novas instalações e oferece serviços de inclusão da população carente da região em programas de transferência de renda (Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã, Ação jovem). Nos CRAS a população também pode emitir a Carteira do Idoso para o transporte interestadual, pedir o encaminhamento de pessoas com deficiência e com mais de 65 anos para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e obter inclusão no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
O CRAS Freguesia do Ó tem 640 m² e dispõe de salas para atendimento individual e atividades em grupo, fraldário, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, bem como espaço lúdico para crianças. Os novos equipamentos são os CRASs Brasilândia I, II e III, o CREAS Freguesia do Ó e o o Serviço de Proteção à Criança e ao Adolescente.
O CREAS, em conjunto com o Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), é responsável por oferecer apoio e acompanhamento especializado às pessoas em situação de alta vulnerabilidade social e violação de direitos como em casos de violência doméstica, exploração sexual, trabalho infantil, maus tratos, abandono e negligência.
Já o Serviço de Proteção à Criança e ao Adolescente, também inaugurado nesta manhã, é uma iniciativa conveniada à Secretaria Municipal de Assistência Social e se dedica exclusivamente a promoção, defesa e garantia dos direitos dessa faixa etária.
“Hoje estamos entregando seis equipamentos em uma região de altíssima vulnerabilidade social que é a Brasilândia. Eles vão atender, em média, 100 mil habitantes e nós vamos medir por estudos técnicos se a Assistência Social influência na diminuição dos índices de violência”, afirmou a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social.
Endereços
O CRAS Freguesia do Ó está localizado na Avenida Itaberaba, 924.
O CREAS Freguesia do Ó está localizado na Rua Parapuã, 160.
O CRAS Brasilândia I está localizado na Estrada Lázaro Amâncio de Barros, 1.079.
O CRAS Brasilândia II e o Serviço de Proteção a Criança e ao Adolescente estão localizados na Avenida Itaberaba, 3666.
O CRAS Brasilândia III está localizado na Rua Ibiraiaras, 372.
Todos os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Fonte: Prefeitura de São Paulo