O Projeto Florir pretende revitalizar 20 praças na região da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia. No total, serão 17.000 m² de áreas verdes que receberão novo paisagismo, jardinagem e espaços de convivência. Os trabalhos já foram iniciados em oito áreas.
O projeto paisagístico de áreas verdes foi desenvolvido pela Subprefeitura Freguesia/Brasilândia. As praças contempladas receberão mais de 13 espécies de mudas de flores. Entre as mudas que serão plantadas em praças e canteiros das importantes vias da região estão as trepadeiras, gramados e arbustivas. As forrações serão de grama esmeralda e preta, que darão um toque final às praças.
Ainda estão programadas intervenções como a construção de novas calçadas e passeios, projetadas de forma a oferecer melhor acessibilidade aos pedestres, instalações lixeiras, luminárias, bancos e mesas, playgrounds e aparelhos de ginástica para a Terceira Idade, além de quadras poliesportivas. A implementação desses equipamentos visa criar espaços de qualidade para a população local.
O Programa Florir São Paulo é realizado pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a Secretaria de Infraestrutura Urbana, com projeto e execução da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia.
As áreas revitalizadas poderão ser adotadas por empresas, por meio de um Termo de Cooperação ou pelo Programa Zeladoria de Praças, em que os profissionais são moradores próximos aos locais das praças e receberão cursos direcionados a aprender a cuidar e preservar as praças, o que garantirá uma melhor conservação do espaço público.
As obras de revitalização destas praças terão duração de dois meses. Confira a relação das áreas que estão sendo contempladas nesta primeira fase do Projeto.
Freguesia do Ó
Praça Dona Amália G. Solitari
Praça Itálico Ancona Lopez
Praça José Benedito da Silva
Praça Padre Torga Corte
Brasilândia
Praça Jalde Domingues da Silva
Praça Paulo F. Viana
Praça Benedicta Cavalheiro
Praça Cacique Doble
áreas verdes da Rua Araripira e Rua Apaiari
Fonte: Prefeitura de São Paulo