A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia relançou nesta quinta-feira (24/5) o Programa Lixo no Lixo. A iniciativa é uma conscientização infantil sobre a importância do descarte correto do lixo, realizada pela Defesa Civil, por meio de palestras, distribuição de cartilhas e trabalhos lúdicos em escolas e creches. O público alvo é formado por crianças e jovens de 7 a 14 anos.
Segundo coordenador Distrital da Defesa Civil, o trabalho começou em janeiro de 2011, mas precisou parar em função das férias. O programa já atingiu mais de 5 mil crianças em 20 escolas. Ainda este ano, a meta é alcançar a mais 35 escolas.
Durante a ação, bonecos vestidos de gari e de saco de lixo fizeram a festa com as crianças, enquanto agentes da Subprefeitura distribuíram desenhos para colorir e giz de cera, além de cartilha educativa, com a temática da destinação correta do lixo.
O objetivo é que a mensagem passada às crianças chegue aos pais e responsáveis para minimizar o impacto que o lixo jogado em córregos, rios e vias. O projeto também visa levar ao conhecimento das crianças e jovens o que o destino incorreto do lixo pode causar de impacto ao meio ambiente, como enchentes, alagamentos, além da contaminação da água e do solo.
Este trabalho será contínuo em escolas de educação infantis da região da Freguesia do Ó e Brasilândia.
Fonte: Prefeitura de São Paulo