A convite da Embaixada da Espanha no Brasil, um grupo de artistas espanhóis veio a São Paulo pintar sobre paredes de uma favela da cidade imagens tridimensionais.
O coletivo BoaMistura, como é chamado, esteve na favela Vila Brasilândia, na zona norte de São Paulo, para realizar a intervenção urbana “Luz nas Vielas”, parte da série “Crossroads: Proyectos de Arte Urbano”.
Eles desembarcaram na capital paulista no dia 2 de janeiro. Ali foram acolhidos pela família de Dimas Gonçalves entre 4 e 16 de janeiro. A missão? Levar cores fortes, palavras inspiradoras e muita luz para a periferia paulistana.
Ao lado dos moradores, encontraram vielas e becos que se tornariam painel para suas pinturas com efeito 3D. As palavras “amor”, “beleza”, “doçura”, “firmeza” e “orgulho” foram escolhidas pela comunidade para ilustrar o projeto.
Com o fim da ação, os artistas caíram de amores pela cidade: “Encontramos outro lar na favela. Tivemos o carinho de uma família, a simpatia dos vizinhos e o calor humano de uma comunidade. Eles abriram as portas de casa para nós, estrangeiros que eles nem conheciam. Nós nos sentimos em casa”, diz Pablo Purone, 28 anos, um dos ilustradores do grupo.
O BoaMistura é um grupo de grafite entusiasta da cultura latino-americana, sobretudo brasileira, formada pelos artistas Arkoh, Derko, Pahg, Purone e Rdick.
Os resultados do projeto também devem ser exibidos na Virada Sustentável, programada para o início do mês de junho.
Fonte: Folha.com