A Eletropaulo realiza neste sábado (14) uma blitz na região da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo para alertar os moradores sobre os cuidados necessários na hora de soltar pipa. Nos últimos nove anos, a Eletropaulo registrou na capital 119 acidentes envolvendo pipas, 28 deles com mortes. Os números estão diminuindo nos últimos anos, segundo a concessionária.
Sem os cuidados básicos, o cerol pode matar. Já a rabiola de fita magnética pode provocar choques em contato com a rede elétrica. Isso também pode acontecer ao se tentar recuperar a pipa na fiação.
Para provar que o perigo é real, as equipes de segurança do trabalho mostram para as crianças um filme com histórias verdadeiras de quem perdeu parentes que não tiveram cuidado ao brincar com a pipa.
Veja as dicas de segurança da Eletropaulo para empinar pipa sem perigo:
– Não tentar recuperar pipas perdidas, enroscadas em postes, transformadores e cabos elétricos.
– Não usar canos, galhos, bambus ou qualquer outro material para recuperar pipas na rede elétrica.
– Nunca usar cerol.
– Manter as crianças afastadas da rede elétrica. O ideal é empinar pipas em parques, campos de futebol e áreas mais afastadas dos centros urbanos.
– Não soltar pipas em dias de chuva ou vento muito forte.
– Não usar linha metálica, como fio de cobre de bobinas.
– Não usar papel laminado para confeccionar a pipa.
– Preferir pipas que não precisam de rabiola.
– Não correr atrás de pipa na rua, para evitar o risco de atropelamento.
– Não deixar a linha atravessar o caminho de ciclistas ou motociclistas: como não podem ser vistas, elas podem até matar.
Fonte: G1.com
Empinar pipas está proibido nos parques da cidade de São Paulo. Aconteceu comigo e meu filho de 9 anos (no Parque Villa Lobos) e ficamos indignados; afinal se no parque não pode, onde e como fazê-lo? A justificativa é que seu pipa atrairia pipas empinados por pessoas nas imedições do parque, “pelos nóias da favelinha” segundo um guarda do local, que tentaria cortar seu pipa (usando cerol) provocando acidentes com os usuários do parque; Agora, tenta convencer o menino de 9 anos. Restou o Parque “Estadual” Ecológico do Tietê, que é bem pertinho, desde que voce não more na região oeste da cidade. Restou ainda a rua, debaixo dos fios da rede elétrica.